sexta-feira, 25 de abril de 2008

coisas que aprendemos na escola

Quando eu estava na escola, entre meus sete e dez anos aprendi diversas coisas (claro!). Nessa época praticamente tudo o que aprendemos usamos para a vida, já que é o ensino fundamental, ou pelo menos é nisso que escolhi acreditar.

Mas até hoje me pego pensando em algumas dessas coisas que me foram ensinadas. Ainda não entendi porque exatamente aprendi a FAZER cruzadinhas. Quando digo fazer, não me refiro ao responder, e sim montar. Um belo dia a Tia Lúcia me aparece com uma cruzadinha da Turma da Mônica na sala e copia uma das páginas no quadro. Copiamos cada quadradinho e desenho e depois resolvemos. De lição de casa temos que inventar nossa própria cruzadinha, para que no dia seguinte um colega resolva...

E na terceira série passamos meio dia aprendendo como se preenche um cheque. Por que cargas d'água temos que aprender aos 10 anos de idade como se faz um cheque? Nem mesada eu recebia ainda. Assim como as cruzadinhas, a lição de casa foi fazer seu próprio talão. Na sala brincávamos de compras e eu concordo, ainda mais em uma época onde a inflação comia solta, que as crianças devem entender o valor do dinheiro. Mas cheques?

Nunca reclamei disso, e não irei reclamar agora. Porque para mim essas atividades inusitadas eram uma diversão. Passei horas montando cruzadinhas e fazendo meu próprio talão de cheques, que podia conter todos os carimbinhos bonitos do mundo. Mas o porque eu ainda não entendi.

Afinal de contas, quando se cresce as cruzadas se tornam bem mais complexas, sem desenhinhos na frente e tal. E elas vêem semanalmente na Caras, diariamente nos jornais ou podem ser adiquiridas em qualquer banca de jornais.

Fico pensando sem algum dos meus colegas se tornou criador de cruzadinhas por conta dessa aula ou virou designer de cheques para algum banco.

Ai ai... cada coisa que nos ensinam.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na minha escola não tinhamos nada dessas coisinhas diferentes, o máximo que me lembro foi uma horta numa caixa de ovo (que eu derrubei a minha no dia que a prof. nos devolveu...¬¬) e a dobradura de uma Tulipa, que eu faço até hoje por achar uma florzinha mto delicada...hahahahaha
Será que algum dos meus amigos de infancia se tornou hortifrutigranjeiro ou mesmo dobrador de origamis?! Vou pesquisar!!
E obrigado por passar no blog! Estava com saudades de seus coments!!!
Beijos, moça!!