quarta-feira, 1 de agosto de 2007

acabou-se o que era douce !


Foram mais de duas semanas em que fiquei de alguma forma ligada em tudo o que estava acontecendo, fosse pela televisão, internet, rádio. Antes de começar eu não tava dando a mínima, nem cheguei a ver a abertura. Mas quando as coisas realmente começaram o Pan foi a atração principal em casa, no trabalho e qualquer outro lugar onde eu fosse. O resultado em si foi bem melhor do que eu esperava. Obviamente de que ninguém seria páreo para os Estados Unidos, por isso me concentrei na disputa de medalhas com Cuba. Foi acirrada e no final eles venceram, mas tudo bem. Com o tempo a gente se conforma e espera que o próximo seja melhor. Uma das coisas que eu mais gostei foi ver que ao todo as coisas parecem ter dado certo. Nenhum grande acidente aconteceu. Por pouco mais de duas semanas a "casa" pareceu estar em ordem. Nossos atletas mostraram que a garra faz a gente ir longe. Creio que cerca de 80% deles não possuem nenhum patrocínio, quando recebem alguma coisa para competir e representar o nosso País. As pessoas realmente só lembram que certos esportes, na verdade a grande maioria deles só existe durante Pans e Olimpíadas, quando vão contar como mais uma medalha.
O que eu acho mais importante nessas ocasiões é que você vê através do resultado, do esforço daquela pessoa que passou por tanta coisa pra chegar ali há esperança! Ouve uma multidão cantando "Sou brasileiro, com muito orgulho com muito amor!", não adianta, eu acabo ficando emocionada. Mas ao mesmo tempo uma pergunta me vêem a cabeça. Onde é que está esse orgulho e amor na hora de lutar pelos nossos direitos, lutar para fazer com que os nossos governantes cumpram seus deveres, porque os direitos eles sabem tirar o máximo de proveito?
Mas nem vou ficar batendo nessa tecla porque a injustiça me tira do sério e não quero fazer com que este blog seja um reflexo do meu mau humor quanto a tudo que há de errado, não só neste País, como no mundo inteiro. .
Resumindo, o Pan foi uma festa bonita. Pessoas que eram meros desconhecidos para o povo brasileiro foram lá, deram o seu melhor. É bonito você ver gente de origens diferentes colocarem um mesmo uniforme e representar uma nação.
Fui coletando imagens a cada dia de competição para colocar aqui, mas foram tantos momentos legais, tantos resultados (medalhas ou não) importantes que não sei escolher apenas um. Vôlei, Basquete, Handball, Ginásticas, Natação e assim por diante... tudo foi visto e se temos que parabenizar alguém são as pessoas que lutaram muito para estarem lá, mostrando que o amor pelo esporte te dá muita coisa em troca.
Abençoadas sejam as pessoas que viram que competir pode ser saudável e que esporte faz bem pra alma.

Um comentário:

Anônimo disse...

La em casa agente fala "cabou-se o que era douce" só pra rimar...

Beijos