sexta-feira, 22 de agosto de 2008

why are you wearing that stupid man suit?

DONNIE DARKO

Toda a vez que eu vi esse filme terminei me sentindo estranha. Uma mistura de sentimentos incomoda e desesperadora. Pode parecer simples drama, mas nenhum filme me deixou assim antes. É engraçado, porque sinto como se não tivesse entendido nem um décimo dele e mesmo assim ele me fez chorar de uma forma que eu nunca tinha antes. Faz alguns anos que o vi e revi. Foram experiências seguidas, e desde então ele se mantém lá no fundo da minha consciência me lembrando que existe e que tenho de ver de novo, mas ao mesmo tempo em que sinto uma vontade enorme de fazer isso, o medo me afasta. Nunca fiquei descontrolada (sim, é uma palavra forte, mas é a certa) por conta de um filme e é bem estranho contar isso, porque ao mesmo tempo em que escrevo, vou lendo cada palavra e elas não fazem parecer que o que estou dizendo é verdade. Mas realmente é! O filme tem suas complicações, idéias que unem filosofia e física. Fala de teorias sobre viagem no tempo ao mesmo tempo em que tudo te leva a pensar que Donnie simplesmente é louco.


Até hoje não sei explicar minha reação ao filme. Talvez tenha de ver mais mil vezes para chegar perto de entender o que ele fez comigo, mas ainda me falta coragem. Não só coragem de entender o que realmente ele fez comigo, mas talvez coragem de ver que o fator nunca foi o filme em si, e sim a junção dele e do momento que eu estava vivendo na época que me fez reagir daquela maneira.



Sei lá, já indiquei ele à outras pessoas, conversei com quem assistiu e ninguém de perto sentiu o mesmo que eu. Vai ver que eu que estou ficando louca...
Uma coisa eu tenho certeza, "Killing Moon" do Echo & The Bunnymen nunca mais foi a mesma depois de Donnie Darko. Na verdade, após ver e ouvir o filme - porque a trilha dele é extremamente importante - passei a ouvir cada uma das canções que compõe a trilha de um jeito novo.


E é pelo fato de ter mexido tanto comigo, independente de eu sentir que não entendi nada, que acho esse filme FODA!




Imagens retiradas da Internet

Um comentário:

Anônimo disse...

ola como é que chama esse filme?? quero ver bjs gostei do seu blog