segunda-feira, 14 de julho de 2008

pra constar


Fiz a maior algazarra (adoro gírias antigas) porque iria finalmente sair e mais tarde porque iria assistir o novo e quarto "episódio" da série Indiana Jones.
E aconteceu!
Assisti há mais de um mês Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal e fiquei em falta com o blog, então aqui minhas impressões sobre o filme.
Saí do cinema com sentimentos contraditórios, mas no fim o lado vencedor foi o positivo.






Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
(Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, 2008)
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: David Koepp (para cinema)
- George Lucas e Jeff Nathanson

Elenco:
Harrison Ford ... Indiana Jones
Cate Blanchett ... Col. Dr. Irina Spalko
Karen Allen ... Marion Ravenwood
Shia LaBeouf ... Mutt Williams
Ray Winstone ... George 'Mac' McHale
John Hurt ... Professor Harold 'Ox' Oxley


Fazia um certo tempo que não via um filme no cinema, por duas razões...
-falta de tempo
-falta de dinheiro, porque a entrada de cinema está um roubo!
Mas o Indiana merecia.

Bom, o filme... Pensando que temos juntos Steven Spielberg, o "pai" do E.T. e George Lucas "pai" do Luke Skywalker e tudo o que envolve Star Wars, demorou para colocarem algo relacionado a extraterrestres envolvendo a cria de ambos, já que o sobrenatural sempre esteve presente. Talvez por se pensar em terra, poeira e natureza quando temos Indy em mente, mas onde eu realmente achei que eles forçaram a barra foi colocar Henry Jr. como um oficial condecorado do Exército Norte-Americano.

Quer maior propaganda panfletária do que colocar um "herói" do escalão de Indy como parte integrante do exército dos bons-moços, quando os americanos ainda estão em "guerra contra o terror?”

Meu irmão, que viu o filme antes de mim, disse que isso foi para contextualizar o público sobre a época em que a história se passa, coisas de guerra fria e tal. E ainda lembrou o fato de que naquela época quem não era do exercito, era inimigo... Mas vamos pensar direito vai!

Realmente eles usaram diversos artefatos para incluir as histórias no tempo em que elas se passaram. Como os nazistas em Arca Perdida e Última Cruzada, mas alistar Indy no exército só porque a trama se passa durante a Guerra Fria, eu achei que foi apelar. Quer alguém mais free-spirit do que o Indy? Realmente não me entra na cabeça como alguém como ele, professor de faculdade, um cara culto e com espírito aventureiro tão grande pudesse se submeter a fazer coisas pelo exercito. Quer algo mais anti-Indy do que o EXÉRCITO?


Bom, tirando isso até curti o resto, por mais viajado e megalomaníaco que foi. Não tinha como manter a linha dos outros filmes, onde a grandiosidade era em uma escala um pouco mais realista, porque senão o filme não alcançaria os padrões atuais de Hollywood, certo?
O lance dos E.T.s pra mim foi o de menos, preferi curtir a trajetória inteira a me focar apenas no resultado final. E ver uma família se descobrindo durante o filme, Henry Jr. se transformando em pai, achei bem divertido. Rever Marion foi muito bom, a melhor mocinha da série ever! E não poderiam ter colocado ninguém melhor do que o Shia para papel de filho. Não estou dizendo isso porque acho ele gatinho, e sim porque ele conseguiu se mostrar um belo herdeiro de Indiana, fazendo de Mutt galã, não muito educado, rebelde - até a página 20, louco por aventuras.

Resumindo, tirando o lado ruim foi bom!
Brincadeira! Acho que tendo em visto o passar dos anos, as mudanças ocorridas nesse meio tempo, o filme é bom e merece estar entre os outros da série.


Dupla Fantástica - Shia & Harrison

Um comentário:

Anônimo disse...

Não consegui ir ver!!! Agora terei que esperar em DVD mesmo.... mas amanha tem Batman!!! AEEEEE!!!
Vou ser sincera, nunca fui fã do Indy, maaaas os diversos comentários sobre essa figura me deixaram intrigada...hahahaha

Beijos!