terça-feira, 8 de julho de 2008

datas comemorativas


Stealers Wheel - "Stuck In The Middle With You", letra da música aqui

Trabalho na Editora 9 de Julho nome que pronuncio diariamente cada vez que atendo ao telefone, mas nunca consigo me lembrar desse feriado. Provavelmente isso acontece porque cresci em Maringá, onde ninguém da a mínima para esse dia. Voltei a morar aqui há 10 anos, dos quais só aproveitei 5 feriados, já que nos outros 5 eu ainda estudava e como ele cai durante as ferias escolares, não é uma época muito proveitosa para se gastar um feriado.

Hoje já penso diferente, porque não sei o que são ferias escolares há algum tempo e não tem nada melhor do que um feriado em julho para quebrar a rotina. Na verdade, há sim. Melhor que um feriado para quebrar a rotina é um feriado prolongado, que só perde para férias em si.

Eu posso nunca me lembrar desse dia, mas há outros feriados, ou melhor dias "especiais" que ficaram guardados na minha memória desde sei lá quando, como o Dia do Índio. Procurando no meu querido Wikipedia, acabo de descobrir que esse dia comemorado anualmente em 19 de abril foi declarado por Getúlio Vargas através de um decreto de lei, em 1943.

Outro dia do qual me lembro sempre é o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, apenas dois dias antes do Primeiro Dia da Primavera, em 23 de setembro. Mas não tenho idéia de porque esses eu sempre me lembro. Talvez seja pela importância que a natureza tem para a história de Maringá, que quase entrou no Guinness como a cidade "mais verde" do planeta. Há uma década que não volto para lá e ouvi que muita coisa mudou desde então, mas espero que nesse quesito ela continue a mesma. Já que não existe melhor lugar para se andar na rua quando está calor - porque lá é noroeste do Paraná, mas faz o calor absurdo do Mato Grosso Sul - e ter a sombra das árvores por todo e qualquer caminho que você resolva tomar. Praticamente uma benção. Além disso não tem nada mais bonito do que ver a cidade inteira colorida quando é a época dos Ipês florirem.
To aqui a espera do feriado e me lembrar disso me dá saudades da terrinha! Melhor parar antes que a nostalgia contamine o amanhã!

ps: essa música foi escolhida por ter tocado hoje de manhã e me animou o dia, espero que anime o seu também!

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu,São Paulo foi bombardeada....bizarro

Anônimo disse...

Meu,São Paulo foi bombardeada....bizarro